Disponível em:
http://atencaobasica.org.br/relato/5344#autores-atores
Acesso em: 18/05/2014
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A gestão democrática possibilita que a escola tenha a
participação da comunidade como foco de seu trabalho. Nesse sentido, cabe a
todo o profissional que atua nas escolas em todo o país lutar para uma gestão
participativa que promova a justiça e a igualdade social.
Assim, compartilho uma ação simples realizada na escola em
que trabalho que está de acordo com os princípios da gestão democrática.
Em um oitavo ano percebemos que a Indisciplina estava
atrapalhando o desenvolvimento das atividades, nessa turma temos uma aluna com
baixa visão e um aluno cadeirante. O perfil da sala é de excluir o diferente,
preocupados com a situação a equipe de professores e gestores das escola
realizaram uma reunião pra identificar o foco dos conflitos e discutir as intervenções
a ser tomadas.
O primeiro passo, numa perspectiva democrática, foi realizar
uma roda de conversa com os alunos para que estes pudessem expor suas
inquietações, nessa etapa os alunos com deficiência tiveram a oportunidade de
relatar suas dificuldades. Essa roda foi proposta e realizada pelos alunos sem
a intervenção dos professores.
Em um segundo momento os pais foram convidados a conhecer os
professores, a discutir o que os alunos precisam, como podem colaborar para que
a escola possa ajudar no processo de ensino aprendizagem.
Essas atividades foram importantes para que os alunos
pudessem sentir parte da escola, os estudantes puderam ser incluídos nos
problemas da escola e na busca de soluções. Nesse momento foi introduzido uma
proposta para reflexão sobre os valores inclusivos.
A partir de agora estaremos observando as melhoras e as
dificuldades ainda apresentadas para prosseguir com as ações e para a
reestruturação do plano de ação sempre que necessário.
A Gestão da Sala de aula deve ser também participativa,
professores e equipe gestora devem criar momentos para escutar a comunidade,
não apenas como estatística mas como parte do processo e levar em consideração
suas inquietações.
A indisciplina um dos
maiores problemas da educação hoje tem sua origem muitas vezes em uma visão
autoritária de administração pública que busca, por meio da equipe técnica, solucionar
problemas, propor soluções sem ouvir a comunidade. Essas soluções geralmente são autoritárias e
não surtem efeito.
A Educação Inclusiva precisa ser uma realidade na escola,
para tanto a Gestão Democrática precisa ser efetivamente realizada e não apenas
como tópico em nosso PPP.
Disponível em: http://secultjaguarao.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html
Acesso em: 18/05/2014
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