ORIENTAÇÕES PARA PAIS E PROFESSORES
Recomendamos a utilização de:
1) lápis 6B ou com grafite escuro;
2) hidrocor ou caneta esferográfica preta;
3) papel branco com pautas ampliadas e/ou reforçadas em preto;
4) textos ampliados manualmente ou em computador;
5) gravuras simples, com poucos detalhes, contrastes intensos, cores vivas e contornos bem definidos;
6) máximo de contraste: preto sobre branco ou branco sobre preto (no pa-pel e no quadro-de-giz);
7) tiposcópio para leitura (serve como guia-de-linha e destaca o texto);
8) iluminação, preferencialmente, natural;
9) luminária com garras ou de pé, com haste flexível e lâmpadas fluorescentes ou incandescentes;
10) suporte inclinado para material de leitura e escrita.
Observações:
1) evitar papéis brilhosos para leitura;
2) permitir que o aluno sente-se próximo ao quadro-de-giz;
3) as sugestões acima não impedem que também se utilizem recursos ópticos, quando necessário;
4) sugerimos que o aluno seja avaliado por um especialista em baixa visão para que seja feita a prescrição adequada.
1) lápis 6B ou com grafite escuro;
2) hidrocor ou caneta esferográfica preta;
3) papel branco com pautas ampliadas e/ou reforçadas em preto;
4) textos ampliados manualmente ou em computador;
5) gravuras simples, com poucos detalhes, contrastes intensos, cores vivas e contornos bem definidos;
6) máximo de contraste: preto sobre branco ou branco sobre preto (no pa-pel e no quadro-de-giz);
7) tiposcópio para leitura (serve como guia-de-linha e destaca o texto);
MODELO DE TIPOSCÓPIO
8) iluminação, preferencialmente, natural;
9) luminária com garras ou de pé, com haste flexível e lâmpadas fluorescentes ou incandescentes;
10) suporte inclinado para material de leitura e escrita.
Observações:
1) evitar papéis brilhosos para leitura;
2) permitir que o aluno sente-se próximo ao quadro-de-giz;
3) as sugestões acima não impedem que também se utilizem recursos ópticos, quando necessário;
4) sugerimos que o aluno seja avaliado por um especialista em baixa visão para que seja feita a prescrição adequada.
(Fonte: Instituto Benjamin Constant. Disponível em http://www.ibc.gov.br/?catid=153&blogid=1&itemid=10175)
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