Dicas para o trabalho com aluno Baixa Visão

ORIENTAÇÕES PARA PAIS E PROFESSORES

Recomendamos a utilização de:

1) lápis 6B ou com grafite escuro;

2) hidrocor ou caneta esferográfica preta;

3) papel branco com pautas ampliadas e/ou reforçadas em preto;

4) textos ampliados manualmente ou em computador;

5) gravuras simples, com poucos detalhes, contrastes intensos, cores vivas e contornos bem definidos;

6) máximo de contraste: preto sobre branco ou branco sobre preto (no pa-pel e no quadro-de-giz);

7) tiposcópio para leitura (serve como guia-de-linha e destaca o texto); 

FIGURA: MODELO DE TIPOSCÓPIO






MODELO DE TIPOSCÓPIO








8) iluminação, preferencialmente, natural;

9) luminária com garras ou de pé, com haste flexível e lâmpadas fluorescentes ou incandescentes;

10) suporte inclinado para material de leitura e escrita.

Observações:
1) evitar papéis brilhosos para leitura;

2) permitir que o aluno sente-se próximo ao quadro-de-giz;

3) as sugestões acima não impedem que também se utilizem recursos ópticos, quando necessário;

4) sugerimos que o aluno seja avaliado por um especialista em baixa visão para que seja feita a prescrição adequada.
(Fonte: Instituto Benjamin Constant. Disponível em http://www.ibc.gov.br/?catid=153&blogid=1&itemid=10175)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário